Redes sociais quebram barreiras contra a inovação

As redes sociais, em suas diferentes formas, agregam um grupo de pessoas em torno de conteúdos que podem ser desenvolvidos e transformados em inovação. O principal aspecto dessas ferramentas é a capacidade de sintetizar e apontar o que os usuários veem e pensam, mas, para tirar o melhor do seu uso, é importante saber aproveitar suas amplitudes, profundidades, velocidades e filtros. As empresas podem usar as redes como caminho para:

Ideias: as redes sociais e a internet, de modo geral, são caracterizadas pela pluralidade e estão dando espaço para a criatividade das pessoas, o que é um verdadeiro insumo para a inovação.

Conversações: as redes são democráticas, reunindo pessoas com experiências e opiniões diferentes e que podem até ser complementares. A multiculturalidade deve ser incentivada e valorizada.

Iniciativa: as redes sociais juntam pessoas em prol de projetos coletivos, gerando um engajamento inédito, como podemos observar pelas diversas iniciativas de crowdsourcing e crowdfunding.

Apesar de contar com a possibilidade de inovação por meio das tecnologias, como as redes sociais, algumas atitudes podem barrar esse processo nas empresas. Sabe-se que a inovação é um movimento constante de atualizações. Não tem, necessariamente, começo, meio e fim. Entre as atitudes que impedem a inovação no meio corporativo, é possível destacar:

Preconceitos: ser contra tudo aquilo que não se origina de metodologias e processos já conhecidos, contra ideias de pessoas jovens, contra o novo, o intuitivo, o subjetivo pode barrar a inovação.

Estagnação: junto à insegurança, essa é a principal inimiga da inovação. As “janelas” precisam ser abertas para uma concepção mais sistêmica dos processos, sejam eles locais ou globalizados.

Métricas defasadas: se o pensamento se manter centrado no curto prazo e refém dos resultados financeiros, a inovação será prejudicada.

E aí, você trabalha em um ambiente propício à inovação? De que forma e por quais meios esse processo acontece? Compartilhe suas experiências e ideia conosco.

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3