Redes sociais também podem contribuir para o aprendizado

O livro Socialnomics: Como as Mídias Sociais Transformam o Jeito que Vivemos e Fazemos Negócios (na tradução livre), do norte-americano Erik Qualmn, promete fomentar ainda mais o debate sobre o uso das redes sociais como ferramenta na Educação. Para Qualman, as aulas não devem ser restringidas ao método tradicional, resumido basicamente em palestras: é preciso ousar.

Parte dessa ousadia viria do incentivo ao uso de tecnologias, entre elas do acesso à internet e às redes sociais, que já estão presentes no dia-a-dia de grande parte dos estudantes. Especialistas sugerem que as escolas precisam experimentar o uso das mídias sociais para aproximar o conteúdo pedagógico da realidade dos alunos. Para isso, o ideal é testar várias tecnologias e ver qual se adapta às regras da escola e quais recursos estarão disponíveis aos alunos, professores e pais.

Nesse processo de mudança da cultura pedagógica e de inovação no campo do ensino, por meio da difusão da tecnologia na escola, o principal desafio é convencer os professores a aceitá-la como um recurso educativo. Para isso, é importante destacar, por exemplo, a produção de conhecimento de forma colaborativa propiciada pela interação dentro das redes sociais e o aumento na troca de informações entre os estudantes.

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3