SocialBase lança nova edição gratuita da revista Cultura Colaborativa

A SocialBase acabou de lançar a edição nº 18 da Revista Digital Cultura Colaborativa. Nesta edição, buscamos tratar de um tema que tem sido dúvida recorrente entre os nossos leitores: como mostrar o valor estratégico da comunicação interna?

Leia a revista gratuitamente

Contextualizando o tema

Historicamente, a comunicação interna sempre é a primeira a sofrer quando a empresa passa alguma crise e também a área que fica em segundo plano na hora de decidir a verba de cada departamento. Hoje, a razão disso nos parece clara: a comunicação interna não conseguia provar seu valor estratégico para a empresa, e as atenções sempre eram voltadas para as áreas de marketing, vendas e produto. Mas essa era está com os dias contados.

Os avanços tecnológicos e as novas ferramentas que surgiram nos últimos anos têm ajudado a comunicação interna a provar seu valor estratégico para a gestão, já que, inspirados pelo exemplo do marketing digital, começou a criar métricas que validem seus resultados e a procurar meios de provar o retorno sobre o investimento.

No entanto, se compreender que a comunicação interna tem um papel estratégico para as organizações é desafio inclusive para quem trabalha na área, provar sua importância para a gestão é ainda mais complexo. Culturalmente, as empresas não mostram interessem nem mesmo em ouvir a área, e isso precisa mudar agora.

O que você vai ler

Nesta edição, trouxemos artigos, colunas e ferramentas que mostram o caminho das pedras para que você mostre a importância da comunicação interna para a cultura e para o alcance dos objetivos e metas da empresa. Confira os artigos e colunas desta edição:

  • Comunicação interna e Cultura Organizacional, por Gerson Ferreira
  • O segredo para manter a relevância: gestão inteligente de canais de comunicação interna, por Flávio Benetti
  • Como provar a importância da comunicação interna, por Kleiton Reis
  • O papel do gestor como comunicador, por Daiane Andognini
  • Por que é vital compartilhar conhecimento dentro da empresa? Por Jocelito Salvador
  • Do Marketing Digital à Comunicação Interna Digital, por Cassiane Vilvert

Esperamos contribuir para o fortalecimento da área de comunicação interna nas empresas para que elas sejam percebidas pela relevância estratégica que você e nós sabemos que ela possui.

banner-blog

Kleiton

Kleiton Reis

Jornalista que se encontrou no marketing, apaixonado pelas mídias digitais e que acredita que a tecnologia vai ajudar a mudar o mundo.