Como os treinamentos impactam na diminuição do turnover

Se a perda de um único bom funcionário já é complicada, um alto nível de turnover – ou rotatividade de pessoal – costuma ser um dos maiores problemas que uma empresa pode enfrentar.

Nos últimos anos, o turnover no Brasil chegou a crescer 82%, um número alarmante.

Segundo a consultoria americana Robert Half, os fatores que mais influenciam um colaborador a desistir de sua atual empresa são os seguintes:

1º Remuneração baixa e falta de reconhecimento (33%)

Desmotivação (30%)

3º Preocupação com o futuro da companhia (29%)

Baixo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (26%).

A perda de capital intelectual, de conexões com clientes, de negócios e as taxas com contratação e rescisão de contrato são apenas algumas das situações desagradáveis que a alta rotatividade de colaboradores causa.

Muitos acreditam que hoje as pessoas não são mais fiéis à suas empresas como eram antigamente, porém é sempre importante refletir sobre o que nós estamos fazendo para impedir a evasão, e consequentemente, reduzir o índice de turnover

Levantar uma análise de mercado para entender se o salário está de acordo com o que os concorrentes oferecem é um bom ponto de partida. Prestar mais atenção na comunicação interna da empresa e se preocupar em um criar um ambiente de trabalho agradável evita que as pessoas fiquem desmotivadas.

Investir no conhecimento e aperfeiçoamento dos seus colaboradores faz com que estes sintam que a empresa valoriza seu trabalho e que eles são importantes para o crescimento coletivo.

Use treinamentos internos a seu favor

Uma estratégia que vem apresentando ótimos resultados na redução do índice de turnover é a oferta de treinamentos internos. Capacitar seus colaboradores mostra ao funcionário a importância do conhecimento, do enriquecimento do currículo, bem como da visão de mundo.

Uma vez que uma empresa decide optar pelo treinamento de um colaborador e investir em sua capacitação, o mesmo se sente prestigiado.  Ele começa a se sentir parte da empresa. Com o treinamento e a motivação, eles atingirão melhores resultados e, consequentemente, permanecer por mais tempo na empresa.

Traçar uma estratégia de comunicação através de um ambiente virtual de aprendizagem pode ajudar a fazer com que o colaborador fortaleça os seus laços com a empresa. Uma plataforma ead, como a Eadbox, pode oferecer vídeos gravados ou transmitidos ao vivo. O vídeo é uma ótima ferramenta de comunicação, pois faz com que as pessoas tenham um contato olho no olho. Colocar um diretor, ou até mesmo o CEO da empresa, para falar com o seu colaborador através de mensagens em vídeo, certamente vai fazer com que este funcionário se sinta cada vez mais parte da empresa.

Qualquer organização possui diferentes situações que podem ser o motivo de um elevado índice de turnover e elas devem ser diagnosticadas e prevenidas para que a troca de pessoal não comprometa os resultados. Com o diagnóstico em mãos e o treinamento em mente, basta investir em uma plataforma LMS em que sejam disponibilizadas palestras, workshops e também cursos específicos para qualquer uma das áreas dentro da sua empresa. Com planejamento, dedicação e uma boa estratégia, fica simples reverter este problema.

Diversos pontos são importantes na hora de reduzir o turnover. Comunicação interna, planos de carreira ouvir seus colaboradores, entre outras.

Invista no seu pessoal. Naqueles que caminham lado a lado com sua empresa e estão com você na busca de melhores resultados. Um colaborador valorizado é um colaborador produtivo e motivado, que irá sempre optar por permanecer com sua empresa e crescer com ela.

Luíza Menin trabalha como analista de conteúdo e relacionamentos na Eadbox. Ama animais e não dispensa um bom café.

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