Unificando a Comunicação – Case Cianet

A Cianet é umas das empresas que mais crescem no país, entre 2012 e 2014 cresceu 34,8%! Há 22 anos no mercado, é referência em provedores de internet, TV e em valorização de pessoas. Ponto este reconhecido ao conquistar em 2015 o terceiro lugar do Great Place to Work.

A premiação, segundo Viviane Goulart, Gerente de Marketing e RH da Cianet,  é resultado da guinada cultural da empresa em 2015 e de sua ‘cara’ social, representada na Plataforma Corporativa ‘Agrega’. Fornecida pela SocialBase, a Plataforma é parte da nova política de comunicação interna da organização, que tirou a carga formal e deixou a empresa mais dinâmica e colaborativa.

img da equipe

Viviane conta que antes do trabalho de mudança cultural, havia um cenário de pessoas atuando lado a lado sem se conhecer e sem ter ciência da atividade de seu par.

Hoje, a realidade é bem diferente. As paredes virtuais são agora conexões. Todos têm voz e a comunicação é outra. Mais fluida, rápida e homogênea.

O resultado em números desta mudança e do investimento em pessoas, como relata Viviane, foi o crescimento de 30% do faturamento apenas em 2015.

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Efeitos na Comunicação

A comunicação interna é responsável, entre outras coisas, pela forma como a cultura e o alinhamento organizacional são disseminados na corporação. Se ela é má interpretada, ou apenas informativa, surgem vários problemas, que podem ou não ser diagnosticados a tempo.

Casos como o da Cianet mostram como a aplicação de uma estratégia de comunicação bem desenhada e alinhada a uma ferramenta eficiente é capaz de trazer resultados imediatos.

Mesmos crescendo exponencialmente (2013, 14%; 2014, 21%), a Cianet notou que haviam gaps de comunicação, que impediam um melhor resultado e integração entre equipes.

Segundo Viviane, estes problemas foram sentidos no decorrer de 2014 e motivaram a busca de uma nova cultura para a empresa. Uma relação mais amigável com as ferramentas, a valorização das pessoas e a quebra da formalidade, expressa nos e-mails.

img da rede

Ela conta que na época havia vários cenários que impactavam diretamente na comunicação, inibindo a troca de informações e ideias na empresa. Com as mudanças propostas na cultura, as ferramentas de comunicação foram substituídas pela solução social da SocialBase.

Na contratação da solução, a equipe de Customer Success (CS) da SocialBase e da Cianet traçaram alguns objetivos que a plataforma deveria atender. Para Vínicius Bento, analista de CS da SocialBase, inovação e a melhoria da comunicação eram os principais objetivos a serem alcançados pela solução.

Mariana Forlin, analista de inteligência de mercado, comenta que os objetivos foram além da expectativa. No quesito e-mail, houve uma redução de 87,5% no período de 8 meses utilizando a plataforma.

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Contudo, segundo Viviane Goulart, gerente de marketing e RH da Cianet, o que mais chama a atenção e mudou a sinergia da empresa é o diálogo e o sentimento de pertencimento.

“Isso que vejo como mais importante. É alguém do comercial postar um elogio de um cliente e poder compartilhar com todos; alguém da produção publicar uma notícia sobre a Cianet, que viu em algum canal. É esta promoção, essa sensação de pertencimento que agora todo mundo vê. É a nova cara da empresa”, explica.

Nova cara esta que já é reconhecida pelos clientes, Jéssica Oliveira, analista de Gestão de Pessoas, comenta que com o uso da rede as postagens sobre o trabalho ganham um corpo muito maior, faz com que as pessoas compartilhem mais e isso reflete diretamente na forma como os clientes são atendidos. Com o ‘Agrega’ , comenta Mariana, a comunicação está horizontal e fluida, “há um alinhamento entre as equipes, todas as pessoas se conhecem e sabem o que seu colega está fazendo”, salienta ela.

img viviane

Este alinhamento fomenta a visualização de pequenos detalhes que eram perdidos no dia a dia, hoje eles estão evidentes e podem ser trabalhados. Viviane exemplifica: “Na segunda quinzena de Abril teremos um grande evento no Nordeste e nosso maior cliente não estava inscrito”. Com base em pesquisa realizada pela SocialBase, a informação que antes seria ignorada ou levaria o dobro de tempo para ser resolvida por e-mail foi solucionada em menos de duas horas.

“Descobrimos o problema por uma notícia publicada no Agrega e, a partir disso, com algumas ações, entramos em contato com o responsável pela empresa e confirmamos a presença dele no evento”, comemora. Ela finaliza: “Estas pequenas coisas do dia a dia não escapam mais”.

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Inovação

Nascido de uma necessidade do comitê de inovação, o Agrega é hoje um servidor de ideias e inovações. Viviane comenta que além de se ter uma base forte onde a informação da empresa circula de maneira difusa e organizada, casos como o do evento no nordeste, onde a inscrição de um cliente importantíssimo não tinha sido notada, ganham visibilidade potencializada.  

Outra vantagem é a integração promovida pela plataforma. A comunicação não se limita mais a pontos segmentados, “não há mais a dependência do e-mail e de fato a empresa hoje é uma só, todos têm ciência do que a empresa faz”, finaliza Viviane. 

Demonstração do SocialBase

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