[Case Zema] Comunicação no varejo: como conectar de verdade mais de 400 lojas e 5.000 colaboradores


Para muito além de apenas enviar um e-mail, ou pregar um comunicado no mural das lojas, a comunicação interna no varejo encara um papel cada vez mais fundamental e estratégico, de manter todos alinhados com propósito e metas, em um cenário repleto de elementos que aumentam a complexidade.

Ter uma comunicação efetiva pode ser uma atividade desafiadora em médias e grandes empresas. Especialmente no segmento varejista, este desafio é ainda maior quando o assunto é manter um diálogo entre o colaborador e a organização.

Muitas empresas deste setor enfrentam fatores como: distância geográfica, falta de acesso à tecnologia por parte dos colaboradores de ponta, dificuldade de sensibilização da liderança, alta rotatividade de funcionários e perda de timing na passagem das informações internas. Diante desse cenário, como manter a comunicação interna funcionando em uma organização com essas características?

Veja neste texto como o Grupo Zema, referência nacional no setor de varejo, está conectando e dando voz a todos os colaboradores, por meio da comunicação interna, com a ajuda da tecnologia.

Porte da Empresa: Grande
Segmento: Varejo
Objetivos:
→ Conectar colaboradores, independente de área ou cargo
→ Melhorar a comunicação entre lojas
→ Aumentar ainda mais o alcance da comunicação

Sobre o Grupo Zema

O Grupo Zema é composto por empresas de diferentes setores, com faturamento de superior a R$4,5 bilhões e mais de 400 lojas em pequenas e médias cidades de quatro regiões brasileiras.

Como uma das melhores empresas brasileiras para se trabalhar, o Grupo Zema possui 5 mil pessoas em prol de um objetivo comum: levar prosperidade a todos que se relacionam com a marca.

Para conectar ainda mais esses colaboradores e melhorar a relação entre as lojas, a Zema abraçou o aspecto da inovação que possui em seu DNA, buscou na tecnologia o apoio para vencer os desafios e barreiras da comunicação no varejo, e encontrou na Rede Social Corporativa uma ferramenta completa para encurtar distâncias e fortalecer o diálogo interno.

O desafio da Comunicação Interna na Zema

Um dos principais desafios na comunicação do Grupo Zema era o alcance da informação. Mesmo com uma intranet, os vendedores das lojas tinham dificuldade de se comunicar por não possuírem e-mail próprio da empresa. Com isso, eles dependiam dos gerentes que repassavam os comunicados e novidades.

Essa situação gerava um retrabalho na entrega das informações, pois os vendedores precisavam entrar em contato por telefone para esclarecer uma dúvida ou fazer um questionamento de determinado processo, que muitas vezes havia sido comunicado anteriormente.

Essa comunicação nada ágil acabava por representar uma dificuldade em vender, uma vez que, para os vendedores, é fundamental ter em um local de fácil acesso todas as informações sobre preços, produtos, promoções, campanhas de vendas, ofertas, arquivos estratégicos para conferir metas, processos, planos e propostas comerciais – e, mais do que isso, ter um canal instantâneo para tirar dúvidas na hora de uma negociação de vendas.   

Outro desafio era o de que, apesar de entender o quão é importante e necessário era o diálogo entre os times, a Zema não tinha um espaço oficial dedicado para ouvir seus colaboradores.

Transformando a comunicação no varejo

Para melhorar a comunicação interna entre as pessoas e suas unidades de loja, a Zema encontrou na Rede Social Corporativa da SocialBase uma solução que conecta diariamente todos os colaboradores, para receberem as informações independente de sua localização geográfica, de possuir ou não posto de trabalho físico, e até acesso a endereço de e-mail corporativo.

Em menos de seis meses após o lançamento a Rede Social Corporativa a empresa já está vendo os resultados na utilização do software, juntamente com a aplicação de uma Metodologia de Comunicação Interna, ambos desenvolvidos exclusivamente pela SocialBase.

“Os colaboradores, sejam eles de qualquer cargo ou localidade, agora tem voz e tem visibilidade. Eles sempre tiveram acesso às informações importantes, mas não eram ouvidos. Agora em tempo real eles podem participar.” – Ariane Cintra, Coordenadora de Comunicação do Grupo Zema.

O lançamento da rede – um espaço digital de trabalho dinâmico e ágil – marcou uma nova fase na comunicação interna na Zema, onde mais de 5 mil colaboradores, de todos os níveis hierárquicos e áreas, estão próximos, se relacionando e trocando experiências de trabalho.

Com o objetivo de potencializar o uso da ferramenta e alcançar resultados mais rápidos, a Rede Social Corporativa foi implantada no Grupo Zema de acordo com a metodologia SocialBase. O processo de implementação, feito pelos especialistas em comunicação da SocialBase foi um passo decisivo para o atingimento de metas e a transformação da comunicação da Zema.

Os benefícios da Rede Social Corporativa no Grupo Zema

Os colaboradores da Zema estão usando as funcionalidades da rede para agilizar o dia a dia de trabalho e gerar mais conexão entre todos na empresa. No feed da Rede Social Corporativa – que possui versão mobile – os lojistas de todas as mais de 400 unidades têm voz e visibilidade, podendo interagir entre si e com seus gestores facilmente.

“Com a implantação do aplicativo, democratizamos a informação, com notícias em tempo real, e geramos maior engajamento das equipes.” – Cézar Donizete Chaves, CEO do Grupo Zema

Como um canal de comunicação entre os membros de projetos e áreas, os grupos na Rede Social Corporativa também estão transformando a comunicação, aproximando as equipes e gerando mais engajamento dos colaboradores.

Além disso, os comunicadores têm a certeza de que as informações mais importantes sempre chegarão até os colaboradores através dos comunicados. Com a funcionalidade a Zema alcança todos os colaboradores, com as informações que eles necessitam, na hora em que necessitam, e ainda pode mensurar o quão efetiva foi cada publicação com as estatísticas.

Indicadores de sucesso

Em 6 meses, a Rede Social Corporativa já somou mais de 3 milhões de visualizações. Além de melhorar as estratégias de comunicação, também centralizou a divulgação de informações essenciais aos colaboradores. Neste meio tempo, foram mais de 900 comunicados publicados e cerca de 4 mil discussões em quase 160 grupos ativos.

O uso da Rede Social Corporativa também ajudou a segmentar as mensagens, direcionando-as aos grupos certos de áreas, equipes e projetos. Tudo isso com planejamento e mensuração, mostrando o impacto positivo que uma comunicação bem estruturada têm na relação entre equipes de diferentes lojas, e da empresa com os colaboradores como um todo.

Entre os grupos com mais postagens e os mais engajados estão os das equipes de loja e equipe comercial, que juntos somam quase 156 e 145 publicações.

Transforme a sua comunicação assim como a Zema

Tenha uma história de sucesso como essa na sua empresa. Fale com um dos nossos consultores ou veja uma demonstração da Rede Social Corporativa da SocialBase.

Melhore a Comunicação Interna da sua empresa com a SocialBase!