Como ter 99,3% dos seus colaboradores felizes!
Você sabia que a sua empresa pode alcançar um índice de 99,3% de felicidade dos colaboradores no trabalho? E não estou inventando essa taxa! Ela é real na Elektro, uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil.
Márcio Fernandes, é CEO da Elektro, um dos CEOs mais admirados do Brasil segundo a revista Você S/A, e o primeiro entrevistado do ComCast, uma iniciativa da SocialBase que trará os assuntos do Cultura Colaborativa, sempre abordados por especialistas, em um novo formato.
Nesta edição, Márcio ensina como conquistou esse e outros resultados, como:
- A melhora de indicadores tradicionais, crescendo em mais de 30% em eficiência e em quase 20% a qualidade dos serviços prestados.
- Tornar sua empresa a melhor para se trabalhar no Brasil e na América Latina, segundo o Great Place to Work, entendendo o impacto da Comunicação Interna na disseminação de uma filosofia de gestão e acompanhando os indicadores da vida dos colaboradores, sabendo que mais de 1000 dos seus eletricistas estão fazendo faculdade, por exemplo.
Aperte o play e aprenda a colocar essas estratégias em prática e deixe seus colaboradores felizes!
Os segredos do líder mais admirado do Brasil
Conversamos com Márcio sobre:
- Qual a importância de termos colaboradores felizes para gerar engajamento ?
– Temos que acreditar nas pessoas, praticar o bem, melhorar tudo e compartilhar com todos;
– A convergência de propósitos entre pessoas e empresa.
- Qual o ponto de partida para uma nova filosofia de gestão?
– Baseado nas restrições e ansiedades em que vivia quando era colaborador de empresas;
– Fazer diferente de tudo aquilo que detestava;
– Tudo surge de forma pensada e organizada;
– Em qualquer momento você pode pensar e executar, mesmo se for na sua empresa ou na empresa de alguém.
- Qual a importância da comunicação interna na disseminação de uma nova filosofia dentro da Elektro?
– Temos uma Rede Social que denominamos como “Conecta”;
– Todas as pessoas podem se expressar livremente, contribuir e compartilhar com propostas pra vida deles e pra empresa;
– Sem censura e sem frescura;
– Precisamos nos comunicar com as pessoas de maneira que faça sentido pra elas profundamente.
- Como a Elektro conseguiu alterar uma comunicação top down para uma comunicação bottom up que valoriza a coletividade e a colaboração de todos?
– Diretoria participa muito.
– Audiências públicas: todo mundo pode opinar sobre qualquer coisa a qualquer momento.
– Não temos mais 6 ou 7 pessoas movendo a empresa mas sim a força de quase 4 mil;
– Engajamento versus estratégia, não adianta ter uma estratégia nota 10 se o engajamento não acontecer;
– Empresas acreditam que existe uma meia dúzia de iluminados que ficam dentro de uma sala pensando coisa mirabolantes e querem que todas as outras pessoas engulam gostando ou não;
- Qual o papel dos canais de comunicação, principalmente da Rede social dentro da Elektro para que essa filosofia tenha sucesso e a Elektro tenha se tornado uma das melhores empresas para trabalhar?
– Dois pontos essenciais para tudo acontecer surgem de recursos humanos e comunicação;
– Comunicação deve ser usada de forma ampla e irrestrita;
- Para você, quais foram os melhores resultados gerados pela sua nova filosofia de gestão?
– Mais de 1000 eletricistas fazendo universidade;
– Mais de 30% de aumento em eficiência;
– Aumento da qualidade dos serviço prestados em quase 20%;
– Redução dos níveis de perdas todos os dias;
– Índice de colaboradores felizes em 99,3%.