Início » Geral » O que as melhores empresas para trabalhar nos ensinaram sobre Comunicação Interna
Geral

O que as melhores empresas para trabalhar nos ensinaram sobre Comunicação Interna

Comunicação Interna nas melhores empresas para trabalhar

Não é de hoje que empresas têm focado na relação com seu ativo mais valioso: as pessoas. O engajamento e satisfação dos colaboradores podem fazer a diferença entre o consumidor ter uma experiência boa ou ruim com a empresa, pois elas constroem a imagem da empresa para o mundo. É impossível contestar o valor do engajamento em um mercado altamente competitivo, onde empresas disputam os melhores talentos, e os melhores talentos buscam as melhores empresas para trabalhar.

De acordo com a consultoria Robert Half, o cenário brasileiro é ainda mais desafiador, já que a taxa de turnover nacional cresceu em 82% das empresas nos últimos anos, enquanto no resto do mundo cresceu em 38% das organizações. Um dos efeitos desta maior atenção das empresas com a atração e retenção de talentos é o aumento da popularidade do ranking GPTW, que destaca as melhores empresas para trabalhar. Com este reconhecimento, oferecida pela consultoria global Great Place to Work, as empresas possuem maior poder de atração dos melhores talentos, além de ganharem destaque no mercado.

Para ajudar outras empresas a usarem a comunicação interna como ferramenta para melhorar o ambiente de trabalho e se tornarem GPTW, a SocialBase, uma GPTW Partner, chamou três clientes ganhadores para contar um pouco sobre a conquista. Continue lendo e aprenda sobre o papel da comunicação para criar um melhor lugar para se trabalhar!

Fontes Promotora

Um dos clientes reconhecidos foi a Fontes Promotora, que em sua primeira vez conquistou o 18º lugar entre as melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina. Um dos fatores para essa conquista foi a crença assertiva de que cada pessoa é importante no trabalho, e todos gostam de se sentir importantes.

Na visão da Cristiane Faria, analista de gestão de pessoas da Fontes, uma boa comunicação interna faz com que as pessoas sintam-se realmente parte da empresa. Assim, os colaboradores da Fontes entendem o propósito delas dentro da empresa, e como impactam diretamente nos resultados da organização.

Para criar este ambiente de Great Place to Work, a Fontes acredita que é fundamental aprimorar os processos de comunicação interna, criando senso de pertencimento do grupo nas pessoas e fazendo com que cada um entenda seu grau de contribuição.

Além disso, os gestores também tiveram um papel importante na criação de um ambiente de trabalho mais comunicativo e engajador. Agindo como multiplicadores, os gestores formaram um grupo para garantir que a comunicação fosse eficiente, com mais alcance e engajamento. Para empresas que buscam, assim como a Fontes, serem reconhecidas como GPTW e aumentarem a satisfação dos colaboradores, engajar as lideranças na comunicação é um passo essencial.

Senior Sistemas

Outro case de sucesso é da Senior Sistemas, referência nacional em tecnologia para gestão, que conquistou o lugar de 5ª melhor grande empresa para se trabalhar em Santa Catarina e a 16ª do setor de Tecnologia da Informação no Brasil. Para seguir o seu propósito de potencializar pessoas e impulsionar negócios, a Senior trabalhou a comunicação interna, incentivando também o protagonismo.

A analista de comunicação interna da Senior, Fernanda Mueller, compartilhou um pouco da visão da Senior, que acredita no poder do engajamento e na força que o colaborador desenvolve na construção da marca. Para eles, o engajamento e comprometimento dos colaboradores vem naturalmente, através de uma atitude transparente, comunicativa e colaborativa da empresa.

Com informações de valor fica mais fácil alinhar e direcionar todas as pessoas com um mesmo propósito. Lideranças como agentes de comunicação, colaboradores informados e atentos. Como fazer tudo isso? A Fernanda nos diz:

“Ter uma comunicação estratégica e sustentada por números que tangibilizam os resultados ajuda a trilharmos esse caminho de sucesso.” – Fernanda Mueller, analista de comunicação interna da Senior

Se quiser saber mais sobre como o RH da Senior transformou o processo de Recrutamento Interno e a comunicação em geral, recomendamos dar uma lida no artigo abaixo.


Grupo Zema

O Grupo Zema é uma empresa varejista com mais de 400 lojas que novamente entrou para o ranking do Great Place to Work, agora no 8º lugar entre as melhores empresas para trabalhar em Minas Gerais. Se a comunicação interna já possui um papel estratégico em empresas de outros setores, no varejo ela é ainda mais importante quando falamos de conectar e alinhar colaboradores com a organização.

Por possuírem colaboradores em diversas lojas distribuídas por quatro regiões e separados por barreiras geográficas, a Zema viu a importância de ter processos de comunicação eficientes. Uma das formas de transformar a comunicação foi a adoção da Rede Social Corporativa, um aplicativo de comunicação moderno e dinâmico. Com a utilização do aplicativo, o Grupo Zema conectou e deu voz aos colaboradores, que podem compartilhar informações independente da localização geográfica ou de possuir um posto de trabalho físico ou não.

Com o lançamento da rede, a comunicação interna do Grupo Zema se tornou mais integrada e engajadora, e os colaboradores agora possuem um lugar onde pessoas de diferentes níveis hierárquicos e regiões podem trocar experiências de trabalho e informações importantes.

“Com a implantação do aplicativo, democratizamos a informação, com notícias em tempo real, e geramos maior engajamento das equipes.” – Cézar Donizete Chaves, CEO do Grupo Zema

Que tal ver na prática como nossos clientes estão transformando a comunicação com uma ferramenta de comunicação interna? Solicite agora e faça gratuitamente um teste de 15 dias da Rede Social Corporativa, com acesse completo a todas as funcionalidades e com a possibilidade de convidar colegas para testar com você.

Comunicação GPTW Rede Social Corporativa

Sobre o autor

Lucas

Lucas Ferreira

Publicitário com experiência em Produção de Conteúdo e Design, atualmente faz parte da equipe de Customer Growth da SocialBase e escreve para o blog da SB, antigo Cultura Colaborativa, um dos principais blogs brasileiros sobre comunicação interna.

/* ]]> */