Os desafios do RH e como enfrentá-los com a ajuda de uma boa Comunicação

O RH é requisitado diariamente para resolver situações complexas dentro de uma empresa.

Dentre elas, podemos citar alguns desafios, como: 

  • Cuidar do clima organizacional e dos meios gestão de desempenho;
  • Fazer com que toda empresa esteja alinhada sobre os processos e novidades;
  • Cuidar para que todos estejam satisfeitos e motivados;
  • Garantir que todos estejam alinhados com a cultura da empresa;
  • Proporcionar um ambiente com desafios constantes;
  • Ter estratégias eficientes para gerenciar conflitos interpessoais ou entre gerações;
  • Ser 100% transparente;
  • Garantir que tudo ocorra da melhor forma tanto para a empresa quanto para os funcionários; 

À primeira vista, isso tudo pode soar um pouco assustador. Porém, é possível realizar essas missões e vencer os desafios com a ajuda das ferramentas e estratégias certas.

Por isso, neste post você encontrará algumas dicas sobre como a área de RH pode utilizar a Comunicação especificamente, tanto em termos de ferramenta como de estratégia, para otimizar e tornar a rotina de Gestão de Pessoas mais estratégica na empresa. 

O RH como guia

Em sua essência, o departamento de recursos humanos tem o importante papel de guiar os processos, devido a sua expertise em gestão e desenvolvimento de pessoas. Mas para que tudo isso aconteça com sucesso é necessário contar com apoio das lideranças, com os colaboradores e com canais e meios de Comunicação dentro da empresa que nos permitam realizar nossa missão.

O RH ensina a empresa principalmente sobre a importância das pessoas. Além disso, ele também é uma das frentes para ouvi-las, e em muitos casos é a área que orienta de que forma esse diálogo deve acontecer.

Algumas vezes, cabe ao RH também deixar claro qual o impacto das decisões da empresa na vida dos colaboradores, e mediar a relação empresa-colaborador, o que tem ligação direta em índices como turnover, satisfação, engajamento e consequentemente no faturamento da companhia.

Neste sentido, para sair do campo abstrato (e complexo) e fazer com que a rotina da área seja mais eficiente e fluida,  o departamento pode aproveitar-se e aproximar-se das estratégias de Comunicação Interna (CI) da empresa, tendo-a como sua principal aliada e ferramenta para enfrentar os desafios.

Leia também:
Comunicação Interna: a maior aliada da Cultura Organizacional

Como fortalecer a cultura organizacional com o SocialBase“. 

Superando os desafios do RH com a CI

Abaixo estão alguns exemplos de ações, rotinas, dicas e estratégias que garantem o sucesso das ações de RH aqui da SocialBase, feitas pelo RH tendo a Comunicação Interna como forte aliada:

Envolvimento da liderança

Por meio da Comunicação faço lembretes semanais aos líderes com as ações gerenciais da semana: como agir com os liderados em feriados, orientações sobre o período de avaliação de desempenho, alterações nas políticas de RH, documentos necessários para ações específicas e etc.

Esse alinhamento com a liderança garante que os documentos, políticas e orientações do RH serão seguidos pelos colaboradores pois a informação é cascateada pelos gestores para os líderes diretos e consequentemente para colaboradores, aumentando a retensão da mensagem. E, além de serem informados os líderes também são preparados para tirar eventuais dúvidas e reforçar o conteúdo com suas equipes quando preciso.

Dica do blog – leia também na Ed. nº 21 da Revista Cultura Colaborativa: 
O papel da liderança na integração e no alinhamento dos times

Incentivo a Educação e o Desenvolvimento

Para incentivar a educação e o desenvolvimento corporativo, a Comunicação pode ser utilizada pelo RH para compartilhar com toda a empresa conteúdos, dicas e artigos sobre diversos temas de interesse – tanto da empresa quanto das áreas específicas de conhecimento – como por exemplo: inscrições abertas de eventos específicos, treinamentos promovidos pelo RH ou outras áreas, cursos gratuitos ou com descontos, materiais educativos disponíveis para downloads e entre outras informações.

Além disso, é possível trabalhar de forma segmentada e aproveitar para também desenvolver as lideranças com conteúdos relevantes para esse público específico.

Dica do blog: 
Por que é vital compartilhar conhecimento dentro da empresa?

Alinhamento

Por meio da Comunicação o RH avisa sobre como proceder em feriados, eventos especiais, alterações de documentos, divulgação de novos benefícios, datas para entregas de documentos (reembolso de despesas, diplomas etc.), ações sociais realizadas, datas para preenchimento das pesquisas de clima e outros fatos importantes.

Essas pequenas comunicações fazem uma grande diferença quando são consistentes pois permite um maior alinhamento operacional (sobre o que deve ser feito e quando), estratégico (do porque fazer) e cultural (sobre de que forma ou como fazer) dos colaboradores com a empresa.

Dica do blog – leia também na Ed. nº 21 da Revista Cultura Colaborativa:
Como o RH estratégico trabalha a integração e o alinhamento com toda a empresa

Manutenção da Cultura Organizacional

Por meio da Comunicação o RH trabalha a manutenção da Cultura Organizacional realizando campanhas que promovem a missão, visão e valores da empresa e como desenvolver competências de acordo com elas, incentivando as pessoas a tirar essas premissas do quadro na parede trazando-as para o dia a dia.

Além disso, o RH também pode utilizar a Comunicação Interna para divulgar a importância e os benefícios de uma cultura organizacional forte e alinhada – como o employer branding da empresa.

Dica do blog – leia também:
Comunicação Interna: a maior aliada da Cultura Organizacional

Incentivo ao engajamento por meio do diálogo

Um RH que tem a Comunicação inclusa na sua rotina (principalmente de uma forma mais aberta a receber interações, favorecendo ao diálogo) tende a ter colaboradores mais engajados, não só com os próprios comunicados divulgados mas principalmente com as ações da empresa no geral.

Além de crescer o engajamento com a área, quando o RH se comunica bem internamente as decisões na empresa podem ter um tom mais democrático e também serem aceitas com mais facilidade pelos colaboradores – já que a Comunicação também favorece esse alinhamento.  

Dica do blog – leia também na Ed. nº 22 da Revista Cultura Colaborativa: 
Engajamento e colaboração: como a empresa Shift trabalha esses dois pilares por meio da Comunicação

Ferramentas de Comunicação que mudam a vida do RH

Existem diversas ferramentas no mercado e estratégias para estruturar a Comunicação  e, se a sua empresa já tem uma área dedicada à essa atividade, o ideal é pensar em como incorporar o fluxo de informação do RH na rotina existente.

Por outro lado, se a Comunicação ainda não é prioridade, ou a própria área de RH é também a responsável por esta atividade, o melhor é pesquisar entre tendências e tecnologias para escolher a ferramenta e estratégia mais adequada para falar com o público interno.

Uma Rede Social Corporativa, por exemplo, pode ajudar o RH a, além de informar e incentivar a integração dos colaboradores por meio dos conteúdos postados, criar ações democráticas, como enquetes, para facilitar algumas tomadas de decisão que irão impactar na vida de todos. A RSC também pode contribuir para a empresa que deseja conquistar um maior nível de compartilhamento de conhecimento e até a criação de programas e grupos de fomento à inovação.

Outra opção, para empresas que prezam por um pouco mais de moderação na Comunicação, pode ser de ferramenta de mural de Comunicados Digitais. Por meio dela o RH pode disparar avisos mais atrativos e dinâmicos, sendo possível informar e mensurar o alcance do que foi divulgado.

Ambas as ferramentas de Comunicação, na rotina de RH aqui na SocialBase, são essenciais para envolver o público de maneira segmentada, mantendo uma comunicação horizontal e participativa, alinhada aos objetivos estratégicos da empresa, ajudando a construir uma Gestão de Pessoas cada vez mais estratégica, orientada a resultados e que vence desafios.

Quer conhecer a rede social corporativa da SocialBase? Fale com um de nossos especialistas e saiba como ela pode melhorar a Comunicação da sua empresa!

comunicados-digitais-cta

Ana Lidia

Ana Lidia Casavechia Bortoleto

Coordenadora de RH na Socialbase. Psicóloga, analista PDA e especialista em análise do comportamento atuando na área há 5 anos. Apaixonada por gerir pessoas e promover mudanças! ❤