[Case Portobello] Como aumentaram engajamento em 30% com ações em sua Rede Social Corporativa


Em geral a Sipat (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) é um dos eventos corporativos que mais envolve e engaja colaboradores. Logo, aproveitar esta data para dar vazão a outras demandas de comunicação interna é uma ótima oportunidade. Pensando nisso o setor de Inovação Digital da Portobello construiu uma campanha para melhorar o engajamento de seus colaboradores na Intranet Social fornecida pela SocialBase.

Como resultados imediatos houve um aumento considerável no número de usuários ativos na rede. Bruno Lisboa Diotallévy, analista de Inovação Digital da Portobello, conta que assim como em 2014, quando a Intranet Social foi lançada durante a Sipat e houveram ótimos resultados, traçou-se um plano para melhorar a participação dos colaboradores na rede. Para isso, neste ano, toda a comunicação da Sipat deixou de ser enviada por outros canais digitais e foi concentrada no SocialBase.

Segundo Diotallévy, a ideia surgiu da necessidade de se dar mais visibilidade à Sipat e a necessidade de se ter uma intranet com conteúdos mais relevantes. A partir disso surgiu a Sipat Digital; um canal exclusivo para dar vazão às comunicações e campanhas da Sipat. “Aproveitamos o suporte da Intranet Social para termos dois eventos acontecendo em paralelo, ou seja, juntamos o online com o físico e alcançamos muito mais pessoas”, explica Diotallévy.

Conteúdo e engajamento

As ações integradas da Intranet Social com a Sipat trouxeram à rede novos usuários que embora estivessem já cadastrados eram inativos na Plataforma. Diotallévy explica que a cobertura quase ao vivo do evento surtiu um efeito muito positivo e deu vazão a outros canais Intranet como o Portobello Lovers.

Vinícius Bento, analista de Customer Success da SocialBase, avalia que a ação foi muito produtiva, pois ficou muito visível a curva ascendente de engajamento durante a semana. Diotallévy argumenta que a ação também foi importante no quesito comunicação; ele analisa como surpreendente a campanha: “nossa ideia era instigar as pessoas a estarem online para participar do que estava acontecendo e os números nos impressionaram” comemora.

Curva de engajamento

Outro ponto diferencial levantado por Diotallévy, foi a proximidade entre as pessoas; durante a Sipat houveram sorteios de brindes e ao contrário do que acontecia anteriormente todos puderam participar. “Normalmente estas pessoas recebiam as informações via email, ou seja, era atores passivos e com a Plataforma Social houve a possibilidade de receber a informação em tempo real e ainda participar do que estava acontecendo, isto foi um grande diferencial para nós”, salienta.

Comunicação via Rede Social

Há pouco de mais de um ano usando a Plataforma, a Portobello tem números significativos são cerca de 250 usuários ativos por mês, sendo que em agosto houve um aumento de 40% motivado pela campanha Sipat Digital. Contudo, não foi apenas o número de usuários ativos que melhorou na plataforma o engajamento teve uma melhora de 30%. Diotallévy comemora a ação ir além dos números, “muitas pessoas que não estavam na fábrica e ficavam de fora do que acontecia hoje, após a campanha, continuam participando ativamente de tudo”.

Segundo ele, a Sipat digital foi um ótimo case de comunicação à empresa que veio para reforçar iniciativas já sedimentadas como a Portobello Lovers. “A principal vantagem hoje é que podemos dar visibilidade a treinamentos de vendas, por exemplo, e isso não fica restrito a nossos promotores, todos que tiverem interesse podem acessar e ficar por dentro do que acontece”, finaliza ele.

Números

Os números alcançados pela campanha, segundo Diotallévy, foram surpreendentes e indicam que o investimento na comunicação digital é uma excelente iniciativa para diminuir as distâncias entre as várias unidades da empresa.

Atividade na rede

Teste a Rede Social Corporativa SocialBase gratuitamente por 15 dias!

França

França

Jornalista, especialista em cinema e mestrando em Literatura, nas horas vagas lembra da tempestade que destruiu Macondo e combate o crime em Gotham City.