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Porque e como definir o propósito da Comunicação Interna da sua empresa

Cultura Colaborativa propósito da Comunicação Interna SocialBase

Você já entendeu a importância de estruturar a Comunicação Interna na sua empresa, mas agora precisa definir algumas diretrizes para torná-la estratégica e para que seus colegas e alta liderança valorizem todo esse trabalho, certo? Essa etapa passa diretamente pela definição do propósito da Comunicação Interna.

O primeiro passo para criar um propósito da Comunicação Interna é alinhá-la à missão e visão da empresa. Dessa forma os colaboradores perceberão o valor dela e como ela pode ajudá-los a atingir suas metas. A Comunicação Interna será o caminho para transmitir e reforçar cultura e valores, estabelecendo conexões com os objetivos de cada funcionário e da empresa como um todo.

Comece pelo começo: saiba com que cenário está lidando

Você também vai precisar reservar um tempo para analisar como a sua Comunicação Interna está hoje, e só depois pensar em como gostaria que ela fosse. Aí vão algumas dicas:

  • Quem executa a Comunicação Interna na sua empresa? Está ligado a qual setor/área?
  • Quantos canais estão disponíveis e como você os usa? Há conteúdo planejado para cada um deles ou você só os replica deliberadamente?
  • Como ocorre a comunicação entre colaboradores e áreas?
  • Qual o objetivo principal do setor de CI?
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Direto ao ponto: defina o propósito da Comunicação Interna

Ainda está difícil estabelecer o propósito da Comunicação Interna? Tente explorar o plano estratégico da sua empresa e identificar quais pontos você pode ajudar a atingir. Temos alguns exemplos de propósitos:

  • Reter talentos;
  • Aumentar a produtividade e motivação dos colaboradores;
  • Tornar os colaboradores embaixadores da marca;
  • Gestão de crises;
  • Entre outros.

E não esqueça: adapte a sua linguagem e o seu canal de acordo com o conteúdo que quer transmitir e para quem. Quer engajar? Permita-se ser mais informal. Tem algo importante para comunicar? Tenha os líderes de área como seu aliado.

Não é tão difícil, não é mesmo? Mas é preciso um pouquinho de dedicação.

Nós mostramos pra você a importância de tirar a missão e visão da parede e colocá-las em prática, e você refletiu sobre como está sua CI agora e viu algumas dicas de propósitos. Mas não vamos parar por aí! Agora é preciso planejar os próximos passos. Quer mais materiais sobre como aprimorar sua comunicação interna? Assine o Cultura Colaborativa, que mantemos você atualizado com novos conteúdos!

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Criado por Bruna Ricardo, Customer Success na SocialBase
Atualizado por Lucas Ferreira no dia 09/08/2018

Sobre o autor

Bruna

Bruna Ricardo

Relações-públicas apaixonada por comunicação, inovação e design. Trocou Porto Alegre por Florianópolis, mas ainda acredita que o pôr do sol mais bonito do mundo é o da capital gaúcha.