Recrutamento Interno Comunicação Interna

[Case Senior] Como o RH da Senior transformou o processo de Recrutamento Interno


Mesmo com os esforços do RH para construir um processo de recrutamento interno bem definido, em algumas empresas ele não fica claro para quem mais têm interesse: os colaboradores.

Uma aparente falta de possibilidade de crescimento pode ser a grande inimiga do engajamento dos funcionários com a empresa. Sem a percepção de que novos desafios são possíveis, os colaboradores podem acabar encontrando outras oportunidades no mercado – que está cada vez mais competitivo.

Assim como um processo de recrutamento interno bem estruturado, uma boa comunicação interna também é um fator chave responsável pela retenção de talentos. Por isso, os gaps de comunicação interna da sua empresa devem ser resolvidos.

Na Senior, o RH também é a área responsável pela Comunicação Interna. Com uma pessoa de CI no time, a área consegue verdadeiramente “passar sua mensagem” e melhorar a comunicação interna na prática para reter e engajar talentos.

Como o RH da Senior faz a Comunicação Interna dar certo

Dar sentido ao que se fala é o segredo do sucesso.

Nenhuma empresa constrói um clima de Great Place to Work sem confiança, que se faz com transparência, regras claras, autonomia e simplicidade.

Sabendo disso, a Senior compartilha de um propósito claro e busca sempre reforçá-lo internamente. Trabalhando sempre em parceria, o RH divide-se entre o time de Performance e a Comunicação Interna, desenvolvendo e potencializando as interações entre os colaboradores.

Fazer gestão é também ser um bom comunicador – e não estamos aqui defendendo oratória ou redação perfeita, mas sim a conexão com as entregas do time e os objetivos estratégicos da empresa.

Nesse sentido, o mundo conectado de hoje não permite mais que a Comunicação Interna seja lenta, engessada ou centralizadora. É importante desenvolver uma cultura de compartilhamento e maturidade.

As verdades de uma empresa são construídas de dentro para fora, por isso Comunicação Interna e Lideranças precisam jogar no mesmo time e entender que cada um precisa assumir papel de protagonista.

Comunicação Interna é coisa séria, isso todo mundo sabe. O que muitos não sabem é que ela pode apoiar de forma prática a retenção de talentos, ajudando colaboradores a seguirem em trilhas de carreira dentro da empresa.

Impacto da Comunicação no recrutamento interno e na retenção dos colaboradores na Senior

Na área de Performance da Senior, quando se fala de atração, já se sabe a importância da Comunicação Interna, que engaja os colaboradores na promoção da marca empregadora, despertando interesses e atraindo novos profissionais para entrarem no processo de recrutamento interno dentro da Senior.

Quando o assunto é retenção de talentos, a Comunicação Interna é responsável em “mostrar para todo mundo” o que acontece na empresa, gerando senso de pertencimento e conexão entre os objetivos pessoais de cada colaborador e os objetivos estratégicos da empresa. Afinal, foi-se o tempo que as pessoas decidiam permanecer na empresa somente pelo salário.

Hoje, a estrutura, o clima, a cultura organizacional e muitos outros fatores permeiam essa tomada de decisão, e a Comunicação mais uma vez tem seu papel fundamental. Na Senior, tem-se o cuidado de comunicar qualquer novidade primeiro internamente, partindo do princípio de que os colaboradores são fundamentais para o bom funcionamento do negócio e com isso precisam ser prioridade.

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Neste ponto, a Comunicação Interna foi peça-chave para a cultura da empresa evoluir. E evoluir ao ponto de não só reter talentos, mas ajudar a melhorar o processo de recrutamento interno, onde os próprios colaboradores tornam-se candidatos internos participando de processos seletivos para vagas, seguindo a sua trilha de carreira dentro da Senior.

Como a Senior otimizou seu processo de Recrutamento Interno

Para manter nossos talentos ‘em casa‘, dando chances de assumirem novos desafios e se desenvolverem, a Senior resolveu liberar todas as suas vagas para recrutamento interno. Os colaboradores sempre foram prioridade em processos seletivos, mas tornar isso oficial e declarado incentivou ainda mais a participação interna.

Depois disso, a Comunicação entrou em cena: foi criado um grupo na Rede Social Corporativa para falar de recrutamento interno – e ele foi sucesso absoluto!

Já nos primeiros meses de criação, o grupo “Carreira” já era o maior grupo da rede (hoje com 1.083 membros). No inicio, para “quebrar o gelo”, a Comunicação fez campanhas com postagens de vídeos dos colaboradores contando da sua trajetória dentro e fora da Senior, com indicações de artigos, livros, palestras para reflexão sobre construção de carreira e com a divulgação das vagas em andamento.

Como a ferramenta – e a cultura da Senior – favorecem a colaboração, não demorou para as postagens partirem de colaboradores de diversas áreas, mesmo sendo o time de Talent Acquisition & Performance o responsável pelos posts semanais.

Os resultados da Comunicação ativa do RH

Primeiramente, a empresa viu a rapidez com que o grupo cresceu e o engajamento que gerou.

Já para o RH, os resultados vieram em números bem expressivos: comparando o período entre janeiro e junho de 2018 com o ano anterior, o RH da Senior teve um crescimento de 148% em oportunidades fechadas com candidatos internos. E as candidaturas não param de chegar! \o/.

Também de janeiro à junho deste ano a Senior teve 187 candidatos internos participando de seus processos seletivos internos, enquanto de março a dezembro de 2017 foram apenas 99 candidaturas internas.

O recado final?

Falar de carreira não é uma missão fácil. Mas, promover carreira internamente, e reter talentos por meio da comunicação interna, usando as ferramentas disponíveis (Rede Social Corporativa, TV Corporativa, etc) dá resultado – não só para o RH, mas para toda a organização – desde que todo o processo seja baseada em transparência.

Para saber mais sobre como a Rede Social Corporativa SocialBase foi utilizada para otimizar o processo de recrutamento interno e trilhas de carreira na Senior, veja o caso de uso:

 

Artigo escrito por Fernanda Mueller, Analista de Comunicação Interna, e a Aline Beatriz Kammer, Analista de Talent Acquisition & Performance, da Senior Sistemas.


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