Rede social corporativa: o que é e quais são os seus benefícios

Para as instituições modernas, que priorizam a felicidades e produtividade dos seus colaboradores, as ferramentas tradicionais de comunicação interna podem não ser suficientes. Com a evolução da internet e a forte adesão das corporações à Web, e as mudanças culturais que a sociedade tem passado algumas soluções têm se destacado por sua praticidade, possibilidade de engajamento e alta conectividade – entre elas, a rede social corporativa.

 

Inspiradas nos sites de relacionamento como Facebook e Twitter, elas contêm uma série de características inovadoras, que podem contribuir para a comunicação entre os funcionários. Neste post, apresentaremos o que é rede social corporativa e como ela pode ajudar sua empresa.

 

Juste-se aos nossos + de 40.000 leitores que já acessaram nossos conteúdos exclusivos.

 

Definição de Rede Social Corporativa

Rede social corporativa (também conhecida pela sigla RSC ou “rede social interna”) é um canal de comunicação versátil – consegue se adequar às necessidades da comunicação para atingir um objetivo estratégico da empresa -, com características e recursos dos sites de relacionamentos, o que aumenta o alcance das informações, a adoção, o engajamento e a integração por parte dos colaboradores.

 

Cada colaborador conta com um perfil na ferramenta, no qual é possível publicar informações, vídeos, fotos, iniciar debates e criar vínculos com outros funcionários – tal qual ocorre no Twitter ou no Facebook. Porém, é possível adaptar essas soluções aos interesses da organização, criando grupos para cada departamento, por exemplo.

 

Por meio desse tipo de solução, a organização fornece um ambiente amigável e interativo, similar às páginas da Web que as pessoas estão acostumadas a usar na vida pessoal, mas alinhado aos objetivos da empresa.

 

A implantação de uma rede social corporativa reverbera positivamente em todas as áreas da empresa, do estratégico ao operacional. Elas são geralmente utilizadas por empresa que já perceberam o valor estratégico da comunicação interna e do endomarketing e buscam alternativas, além do marketing e de vendas, para alcançar os objetivos e as metas do negócio.

 

ROI de rede social corporativa

Benefícios de uma Rede Social Corporativa para o Negócio

Empresas que apostaram na rede social corporativa como ferramenta para a comunicação interna têm percebido que o ROI vem do aumento da produtividade dos colaboradores, já que esta ferramenta funciona como um canal que aumenta o alcance das informações e permite que os funcionários acessem informações relevantes para a sua rotina de trabalho sempre que precisarem.

 

Além disso, uma rede social corporativa impacta na diminuição na taxa de turnover, principalmente quando as causas estão ligadas à falta de engajamento e de senso de pertencimento, já que essa ferramenta também atua como canal agregador e integrador. 

 

Aumento da produtividade dos colaboradores

Sabemos que existem diversos aspectos dentro de uma organização que impactam diretamente na produtividade dos funcionários, e um deles é a comunicação. Com uma comunicação efetiva, a empresa sentirá uma diminuição significativa em:

 

  • Colaboradores tendo problema com retrabalho constantemente;
  • Recebimento de multas trabalhistas por erros causados por falta de informação;
  • Atraso nas entregas de atividades importantes e não batimento de metas.

 

Isso porque as causas desses problemas, na maioria dos casos, estão ligadas ao fato de que 1) as informações importantes não chegarem a todo mundo e 2) não existir um espaço para que os colaboradores busquem as informações de que precisam para executarem suas atividades sem problemas.

 

Como é um canal versátil, a rede social corporativa ajuda a diminuir esses problemas que impactam no negócio, pois suas ferramentas aumentam o alcance das informações e a criam espaços onde os colaboradores podem buscar informações de maneira simples e rápida.

 

Essas ferramentas vêm acompanhadas ainda do fornecimento de dados estatísticos em que a empresa pode verificar se todos os colaboradores alvos de uma determinada comunicação foram atingidos e, assim, tomarem medidas para que eles tenham acesso à informação, diferente de murais ou mesmo as TVs Corporativas.

 

Gratis
Materiais Educativos sobre comunicação interna
E-BOOK: 6 Ferramentas de comunicação interna e como aplicá-las em sua empresa
Saiba como identificar a melhor ferramenta para a sua comunicação interna e como utilizá-la de forma efetiva.

 

Diminuição da taxa de turnover

A versatilidade da rede social corporativa permite que ela seja utilizada como um canal de engajamento e de criação de senso de pertencimento, o que tem se tornado cada vez mais essencial para as empresas. Isso porque o crescimento das startups no Brasil e a inserção da geração Millennial no mercado de trabalho tem feito com que muitos talentos deixem as empresas mais consolidadas e aumente seu turnover. É que esta geração está em busca de um propósito, mais do que um simples emprego, e o tem buscado em empresas mais jovens e inovadoras.

 

Dessa maneira, as empresas têm notado que uma das estratégias para diminuir o turnover é trabalhar a cultura organizacional, e de acordo com o consultor Gerson Ferreira, a comunicação interna é a principal aliada da cultura organizacional.

 

Por ser atraente, aproximar mais as pessoas, principalmente a gestão dos colaboradores, e fomentar uma cultura de feedback e de colaboração, uma rede social corporativa se torna o canal de comunicação interna ideal para trabalhar as ações de cultura e clima organizacional.

 

Quando bem utilizada como canal de engajamento e fomentação da cultura, é possível também utilizá-la como um canal para a promoção do alinhamento estratégico. A estratégia da empresa é o principal caminho para que ela atinja seus objetivos de negócio. Mas de nada adianta todo o trabalho de pensar a estratégia se a média liderança ou os colaboradores não a conhece ou não entendem seu propósito.

 

Nesse ponto, promover o alinhamento estratégico passa a ser um objetivo fundamental para a empresa, por dois motivos: para saber se todos os stakeholders estão “remando para o mesmo lugar”, o que vai impacta no batimento de suas metas, e diminuir a possibilidade de saídas e demissões por falta de engajamento e alinhamento com o momento da empresa.

 

A comunicação interna é geralmente a área com maior potencial de ajudar a empresa a alinhar os colaboradores à estratégia da empresa, e é dessa forma que ela se mostra relevante para a organização.

 

Para empresa com essa preocupação, ter um canal adequado é mais do que mandatório, e ele deve ser capaz de alcançar bem os colaboradores, garantir que as pessoas certas recebam as mensagens transmitidas e que elas sejam entregues em uma linguagem adequada para cada público, todas características inerentes à rede social corporativa.

 

Além disso, é preciso verificar se as pessoas estão realmente alinhadas, e a rede social é o canal ideal para ouvir (seja perguntando ou analisando as interações dos colaboradores na rede) os colaboradores e descobrir se eles estão alinhados à estratégia da empresa.

 

Vantagens práticas de uma Rede Social Corporativa

Diminuição da necessidade de vários canais

Como mencionamos antes, uma rede social corporativa é o canal de comunicação mais versátil atualmente. Dependendo das necessidades da comunicação (aumentar o alcance da comunicação, melhorar a integração entre as pessoas, melhorar a cultura organizacional etc.) para atingir um objetivo de negócio, a rede social corporativa possui as funcionalidades adequadas.

 

Apesar disso, a rede social não irá, em muitos casos, tomar o espaço de todas as ferramentas existentes na empresa. Por isso, é importante que a empresa tenha um conhecimento profundo dos canais que utiliza para saber são eficientes para atingirem seus objetivos estratégicos.

 

A SocialBase, por exemplo, criou uma metodologia de implementação e sustentação da sua rede social corporativa para garantir que esse canal será realmente utilizado para suprir as necessidades da comunicação, mas também impactando nos objetivos de negócio da empresa.

 

Nesse caso, a SocialBase entende que, apesar das funcionalidades existentes garantirem alcance, engajamento, integração e muitas outras vantagens, é preciso ter um planejamento estratégico da comunicação para que esse canal impacte positivamente na resolução de problemas de negócio, afinal a empresa estará investindo recursos na contratação e manutenção dele.

 

Quer conhecer em detalhes a metodologia da SocialBase para o uso estratégico e de impacto de uma rede social corporativa?

 

Clique para falar com um especialista e conhecer a metodologia da SocialBase.

Mensuração da Comunicação Interna

Uma rede social corporativa fornece métricas essenciais para o acompanhamento dos resultados das ações de comunicação interna. Com esses dados, a empresa pode analisar se os resultados obtidos com a comunicação estão impactando positivamente no negócio.

 

Métricas de alcance, por exemplo, permitem que o comunicador ou área responsável pela comunicação tomem decisões assertivas sobre novos passos para garantir que toda a empresa ou o público-alvo de determinada informação receba a mensagem desejada.

 

Métricas de interação permite à empresa analisar o grau de engajamento dos colaboradores. Com um bom engajamento, a empresa pode implementar diversas ações de alinhamento estratégico, pois sabe que os colaboradores vão participar e se sentirão tranquilos para dar feedbacks. Assim, a empresa tem chances ainda maiores de bater suas metas e continuar crescendo.

 

Ambiente mais integrado e com menos conflitos

Uma das características mais importantes de uma rede social corporativa é a geração de um ambiente mais integrado e harmônico na empresa.

 

Por meio da rede, os colegas podem trocar ideias, estimulando a troca de informações e conhecimentos essenciais para a execução de tarefas e entregas de resultados. Com pessoas e times mais integrados, os problemas estratégicos e operacionais são resolvidos mais rapidamente e as tomadas de decisão são mais rápidas e assertivas.

 

Além disso, a integração viabiliza a melhoria do clima organizacional e das relações entre os colaboradores, criando um ambiente que retem e atrai mais talentos e diminui a possibilidade de conflitos entre pessoas e times.

 

A cultura da integração também é um ativo importante de empresas que contratam com frequência, pois em um ambiente altamente integrado, novos colaboradores tendem a aumentar sua performance mais rápido do que se depender apenas de ações de onboarding.

 

Leia mais: Na prática: como melhorar a integração usando a rede social corporativa SocialBase

Mais engajamento e estímulo ao colaborativismo

Redes sociais corporativas tendem a ser o canal que mais engaja os funcionários porque possui uma interface parecida com outras redes sociais que usa para interagir na vida pessoal e possui ferramentas que fomentam a participação. O engajamento gerado estimula o colaborativismo, importante em empresas que precisam inovar para superar barreiras de mercado ou mesmo de processos burocráticos que puxam a produtividade para baixo.

 

Em resumo, a rede pode comportar discussões e conversas sobre produtos, processos e serviços da organização, fomentar a cultura da inovação e do feedback. Quando os colaboradores se sentem ouvidos pela organização e se sentem parte dos resultados do negócio, diminuir o turnover e aumenta a produtividade na organização.

 

Fortalecimento da cultura organizacional

A visão, missão e valores de uma empresa têm o objetivo de mostrar aonde ela pretende chegar, a razão de ela existir e os princípios que a guiarão para atingir seus objetivos. Tudo isso define o posicionamento da organização no segmento que escolheu atuar e guia a cultura da empresa.

 

Por isso, é muito importante que todos os colaboradores estejam alinhados para que a empresa seja coerente em suas ações e discursos.

 

Uma rede social corporativa é a ferramenta ideal para que esses pontos sejam fortalecidos na organização. Isto pode ser feito por meio de ações recorrentes que mostrem ações que estejam de acordo com sua visão, missão e valores.

 

Leia mais:

Como fortalecer a cultura organizacional com o SocialBase

 

Reunião chata

Facilitação da vida de quem precisa trabalhar de casa

O trabalho em home office é uma realidade cada vez mais presente em grandes centros. A falta de mobilidade urbana e os custos de deslocamento contribuem para este novo cenário.

 

As redes sociais corporativas são acessadas de qualquer navegador e permite que os colaboradores estejam conectados, independemente de onde estiverem.

 

A Coordenadora de RH da SocialBase, Ana Lídia Bortoleto, e o Head de Growth da 99jobs, Marcelo Chinellato, falaram sobre o assunto e como implementar uma política de home office de sucesso nas empresas em um webinar.

Rede Social Corporativa: participação da liderança é fundamental

A falha na comunicação interna é sem dúvida o principal motivo para o fracasso de novos projetos em uma empresa e uma Rede Social Corporativa tende a minimizar esses problema. contudo é necessário que ao ser implantada haja uma série de cuidados e foco no trabalho, principalmente por parte das lideranças, para que a ferramenta não seja reconhecida pelos colaboradores como uma barreira.

No infográfico a seguir há um passo a passo que irá auxiliá-lo na implantação do projeto.

Conclusão

Muitos gestores pensam que essas ferramentas podem atrapalhar, dada a semelhança com os sites de relacionamentos. Nos casos que acompanhamos, ocorre justamente o contrário: as redes sociais corporativas estimulam a produtividade, ajudam a reduzir custos e ajudam no alinhamento estratégico e cultural.

 

No entanto, apenas um canal não é suficiente. É preciso ter por traz um planejamento robusto, cadência na mensuração de resultados e vontade de fazer a comunicação ser cada vez mais estratégica.

 

Por isso, o ideal é contratar uma rede social corporativa cujo fornecedor ofereça, além da ferramenta e suas atualizações constantes, uma metodologia de implementação e sustentação estratégica, ajude no processo de diagnóstico e planejamento da comunicação e forneça suporte técnico contínuo.

 

Conheça a Rede Social Corporativa da SocialBase e seus serviços agregados.

 

Torne a colaboração uma realidade na sua empresa com a SocialBase Rede Social Corporativa!